Kits de Robótica

< 8 anos

Kits de motivação

A robótica é uma área de inovação. No entanto, a complexidade dos equipamentos e de linguagens de programação poderá ser um entrave no seu uso em meio escolar e como ferramenta pedagógica. São equipamentos entendidos como muito específicos. A utilização de equipamentos de robótica de iniciação e motivação pretende tornar o uso mais regular em diferentes contextos e de fácil interação e utilização. São sistemas que não precisam de outros equipamentos como computadores ou tablets e permitem a partilha entre diferentes grupos. Por exemplo, o educador pode usar num determinado momento e partilhar com outros colegas porque os equipamentos têm uma mala para serem guardados e transporte.

> 8 anos

Kits de iniciação à programação

Nesta faixa etária os alunos já procuram desafios de lógica e facilmente resolvem exercícios de programação e robótica. Os sistemas já necessitam de um computador onde se faz a programação que é enviada para o robot. Os manuais dão exemplos de utilização e lançam desafios para que os alunos e educadores possam resolver em grupos.

> 8 anos

KIT CTEAM (Ciência, Tecnologia, Eletrónica, Arte e Matemática)

Um kit CTEAM permite a aprendizagem de programação e robótica em articulação com a Ciência, Tecnologia, Eletrónica, Arte e Matemática. Este kit é composto por um microcontrolador, um pequeno computador para onde os alunos enviam os códigos com base em desafios do tipo real.

Através de exemplos e desafios, os alunos já aprendem a construir o seu próprio robot. Nesta faixa etária os alunos têm acesso a clubes de ciência ou de robótica e há escolas que têm uma oferta educativa nestas áreas.

A aplicação da robótica torna-se atrativa e mais educacional quando se criam sistemas baseados em problemas reais. Será possível medir a humidade, a luminosidade, a temperatura, criar sistemas como braços robóticos ou engrenagens com rodas dentadas. Estes sistemas são acompanhados de planos de atividades e são constituídos por uma base universal de aplicação dos diferentes sistemas.

O kit é composto por:

1) Caixa plástica transparente de suporte ao kit;

2) Placa de circuito impresso;

3) Componentes da placa eletrónica: resistências 10k, resistências de 1k, 6 leds de 3mm de cores variadas, 1 led RGB, Buzzer de 5V, 5 botões de pressão, pentes conectores de 40 pinos, 1 potenciómetro 10k, 1 LDR, 4 switch on/off, 3 terminais de ligação; 

5) Uma base (chassi) para montagem de um robot;

6) Três motores de suporte ao robot (2 x Micro motor DC 1:48 dois eixos e um servo motor 9g);

 7) Um sensor de ultrassons SRF04;

8) Material de plástico (PLA) de suporte à construção do robô (duas rodas, apoio de ultrassons, apoio de motores e apoio da placa de circuito impresso);

Rua de Martins, nº 206
4940-107,
Castanheira
Paredes de Coura

253 600 082

[email protected]

Contacta-nos